• Blog da S1

7 dicas para iniciar seu delivery em menos de 48 horas

Atualizado: Mai 14


Muitos donos de bares, restaurantes e lanchonetes diante da pandemia do Covid-19, possuem algumas dúvidas em como iniciar seu serviço de entregas delivery na sua região. Diante deste cenário, nós da S1 Info, criamos este post com as principais dicas para clientes que possuem empresas em funcionamento e precisem iniciar as entregas rapidamente. Neste post, iremos citar algumas dicas para iniciar o delivery de seu bar, restaurante, lanchonete entre outros, em menos de 48 horas. Tudo depende da sua força de vontade e empenho.

1) Organize a produção do delivery separado do balcão


Para que não tenha dificuldades na gestão de produção pratos para o balcão, o ideal é que a parte de delivery seja separada, se possível deve-se centralizar tudo em uma única plataforma ou pessoas específicas para essa função.


Nesse caso, você pode separar uma ou duas pessoas somente para atender o delivery. Isso será importante para não comprometer o tempo de entrega tanto do balcão, quanto do delivery.


Feito isso, é provável que a qualidade do atendimento e do produto se mantenha alta e o número de reclamações seja reduzido.



2) Defina quais canais você receberá os pedidos e não perca tempo anotando em papelzinhos


Esse processo é muito importante, pois, é nele que você pode perder clientes a todo momento e "morrer afogado". Hoje, existem diversas formas para receber os pedidos de delivery. Anotas pedidos no papel é demorado, além de quem for preparar um prato pode ter dificuldades em ler o pedido. Com isso é interessante o uso de uma plataforma que emita pedidos para sua cozinha como o Eleve Vendas Delivery. Podemos listar as plataforma para receber pedidos mais usadas:

- Instagram;

- Facebook;

- WhatsApp;

- Ligação de Telefone fixo ou celular.

- Sites e aplicativos de delivery como Ifood, Uber Eats entre outros.


Ou seja, quando usamos o termo: “morrer afogado”, estamos mostrando que, se você receber pedidos por todos esses canais, e não ter controle sobre eles, não irá conseguir dar conta, e irá gerar insatisfação do cliente por conta do atendimento.

O ideal, neste momento, é que você centralize os pedidos de vários canais em uma única plataforma de pedidos, como por exemplo em um sistema de gestão. Nós da S1 Info, temos o Eleve Vendas, onde você pode gerenciar os pedidos de todos os canais de atendimento (ligações/Ifood/Whatsapp/Facebook entre outros), onde você após recebimento basta lançar na plataforma pelo tablet e já enviar a via de preparação para sua equipe preparar e efetuar a entrega, ganhando agilidade no atendimento.

3) Terceirize o serviço de entrega


Neste momento, seu cliente deseja a agilidade e cuidados na entrega de seu pedido. A terceirização do serviço de entrega reduz seu tempo de gestão de loja, pois, além de ter que gerenciar a produção do produto e o atendimento ao cliente, seu processo pode ser prejudicado se ainda tiver que gerenciar os motoboys.


Quando você terceiriza esse serviço, você se isenta de algumas responsabilidades essenciais, como por exemplo: se algum motoboy não estiver bem de saúde, neste caso, a empresa responsável, enviará outro para substituí-lo, e você não precisará se preocupar, até porque, é muito difícil você ter sempre um motoboy de standby.


Outro exemplo é se a demanda aumentar, você terá que procurar outro motoboy de confiança para prestar o serviço, sendo que, se terceirizar, a empresa se encarregará disso. Essas são algumas das vantagens de terceirizar o serviço de motoboys.


4) Defina o cardápio, áreas de entrega e horários de atendimento


Esse passo é muito importante, pois, no geral os estabelecimentos usam o mesmo cardápio, porém, tem produtos que são difíceis de serem entregues, devido a complexidade de seu preparo, então, talvez não deveriam existir no menu para delivery. Crie cardápios com opções fáceis de fornecedores e pratos facilmente preparados por sua equipe.


A área de entrega também é um ponto importante, pois, você terá que definir os preços para cada bairro que irá entregar. Sendo assim, se a entrega for muito distante, talvez não compense entregar.

O horário de atendimento do delivery é algo imprescindível e precisa ser definido com precisão, para que os clientes não peçam fora daquele horário e comprometa o processo de preparação do produto e entrega. Geralmente, é ideal colocar 30 minutos antes de loja abrir, para que você já comece a preparar o que for de entrega e pausar de 30 a 60 minutos antes de fechar a loja para que não afetem as entregas no fim do expediente.


5) Divulgue o serviço para seus clientes e faça campanhas e promoções para aumentar o volume do delivery


Após tudo organizado e estruturado, é hora de divulgar a novidade para seus clientes, pois agora você começará com o serviço de delivery.

Neste momento, o seu cliente fica dentro de casa, porém invista em meios onde não necessite do contato direto com ele. Nossa dica é que você use e abuse das mídias sociais como Facebook, Whatsapp e Instagram através de posts ou investir em anúncios pagos nestas plataformas.

Porém, existem certos públicos, como pessoas mais idosas, que nem sempre utilizam corretamente este meio. Neste caso, recomendamos que utilize algum carro de som em sua região, onde as pessoas possam entrar em contato via telefone ou Whatsapp.

Elabore campanhas de combos e promoções de entregas grátis ou brindes a seus clientes. Com a Covid-19, muitos clientes estão com suas famílias em quarentena. Temos muitos clientes que fazem combos para 4 ou mais pessoas, com valores atraentes, assim aumentando suas margens e volume de vendas.

Este público têm grande potencial de fidelização neste momento. Entregue seu melhor atendimento para eles, que os mesmos voltarão.

6) Capriche na qualidade das embalagens e dos alimentos preparados


Nesta situação atual, o seu cliente necessita sentir que você realmente está preparado e de acordo com as normas de higienização e controle de prevenção a Cocid-19. Parece óbvio, mas podemos ver alguns comerciantes que não refletem cuidado na entrega por questões como embalagens rasgadas ou sujas. Recomendamos que os alimentos sejam acondicionados em embalagens que evitem o contato direto aos alimentos.

7) Equipamentos


Essa talvez seja a parte mais complicada para montar um delivery, pois esses equipamentos geralmente são um pouco caros, mas isso varia dependendo do tamanho do seu negócio. Talvez sejam necessários mais equipamentos, por isso o ideal é guardar um bom valor para investir na estrutura. Anotar pedidos "na mão", além de ser um processo demorado, pois você demora mais tempo em cada atendimento, é algo com grande possibilidade de erros pois pode ocorrer erro na escrita do pedido, como dificuldade na leitura do mesmo pedido no preparo. Lembre-se que "tempo é dinheiro". Seu cliente quer agilidade no atendimento e na entrega. Estimamos que com o uso de nossa solução Eleve Vendas para Delivery (Bemacash), tivemos cerca de ganho de 5 minutos por atendimento (desde o lançamento, preparo e envio) numa plataforma ativa. Num dia com cerca de 50 pedidos, temos um ganho de produtividade diário de mais de 4 horas.


Não se esqueça que também são necessários equipamentos para escritório e caixa, como computador, telefone, impressora, máquina de cartão, entre outros. Nós da S1 Info, possuímos uma parceria com distribuidores nacionais onde a compra dos equipamentos para automação, podem ser parceladas em até 12x via boleto bancário (consulte condições).

Desta forma ,facilitando a gestão do seu fluxo de caixa e gerando otimização de suas receitas neste momento de oportunidades para o segmento de alimentação e food services.


Continue sempre melhorando o processo de delivery


No início, você terá muitos gargalos no processo de delivery, pois, como está no início, muita coisa irá se adequando, e esse é o ideal, ir sempre adequando o processo.

Mas, quando já tiver passado algum tempo, é necessário olhar para trás e verificar o que ocorreu de bom e ruim e ir analisando o que aconteceu para melhorar cada vez mais o seu processo.

Finalizamos por aqui, ficou alguma dúvida, ou quer contar a sua experiência com delivery? Comente abaixo para a gente saber! Os sistemas e equipamentos citados neste artigo, saiba mais no link: Eleve Vendas


Texto adaptado do blog Abertura Simples https://aberturasimples.com.br/abrir-um-delivery-de-comida/

0 visualização

S1 Info Tecnologia e Serviços

Especialistas em sistema de gestão a micro e pequenos negócios.

Representante autorizado de softwares de gestão e ERPs da linha TOTVS para Micro e Pequenos Negócios (MPN).
Produtos Série1 | Fly01 e Bemacash para micro e pequenas empresas.

Parceiro de negócios das linhas Hiper e ERP Flex em Belo Horizonte/Minas Gerais.
Atendimento nacional e equipe de suporte.

info@s1info.com   | Belo Horizonte | Minas Gerais | Brasil