• Blog da S1

4 dicas de como aumentar a lucratividade pelo controle de produção



Uma das maiores dificuldades na gestão de micro e pequenas indústrias, é o planejamento e controle da produção.

A pequena indústria geralmente possui poucos recursos financeiros além de pouca mão de obra (principalmente qualificada). O trabalho é árduo e, complexo gerenciar estoques de matéria prima e controle da ordem de produção.

Geralmente, muitos dos empreendedores tentam controlar na intuição, mas não é a melhor metodologia, gerando aumento dos custos operacionais e retrabalho suscetível pelos erros. A seguir, veremos cinco dicas de como aumentar a produtividade da sua pequena indústria.


Saiba o que foi produzido sempre e utilize os dados

Muitos empresários e donos de pequenas indústrias, muitas vezes só analisam o total de vendas do mês, deixando de lado terem o controle do que foi produzido, durante a semana, mês ou ano. Um ponto importante é você possuir o controle do que foi produzido. Uma experiência que tive no segmento industrial, foi quando vi que o produto que eu achava ser mais lucrativo era um dos que menos eram produzidos mensalmente, porém com um dos mais altos custos de mão de obra.

Deixo um exemplo simples deste controle, afim de analisar o que foi produzido.


Neste caso, o produto mais produzido foi a touca, mas será que a touca é o mais lucrativo? Por isso, a importância de compreender mais o que foi produzido, afim de se organizar para picos de produção.

Utilize Ordem de Produção ou Fabricação

Dentro de uma pequena indústria, os processos de fabricação recomendamos usar um documento chamado Ordem de Produção (OP). A partir deste documento, é possível organizar o processo produtivo, facilitando a reposição dos estoques, a programação da produção e a apuração de custos envolvidos no processo.

A Ordem de Produção, também conhecida como ordem de fabricação, é fundamental para que haja uma visão correta de custos e necessidades de compras e uso de insumos, além de ajudar na previsão de entrega dos pedidos.

Segue um modelo para entendimento



A utilização da Ordem de Produção para pequenas indústrias, facilita o desenvolvimento de estratégias, visando otimizar o desempenho de sua empresa.


Registre Cotações com seus fornecedores e negocie Um bom planejamento de compras é indispensável e, por isso, é importante que estabeleça um período específico para focar somente em compras, sem interferência de outras atividades. Dessa forma, elimina-se o risco de efetuar compras a mais e/ou erradas, não comprometendo a qualidade e o nível de negociação das compras. Não hesite em solicitar melhores condições de pagamento ou descontos e comparar condições.


Centralize as informações e processos em um software de gestão

Um sistema de gestão ERP, que centralize todas as informações é extremamente útil e torna sua indústria com menor custo fixo, eliminando mão de obra. Afinal, com o sistema ERP e é possível registrar inúmeras variáveis, que vão desde o preço até as formas de pagamento, passando por gestão dos prazos e evitando rupturas nos estoques e pausas na produção.

Muitos empresários ainda acham sistemas ERP com custo alto. Caso tenha interesse, clique no link e conheça mais o Fly01 Manufatura. Um sistema de baixo custo e alta produtividade, adaptável à realidade do seu negócio e capaz de integrar todos os seus processos.

Gostou deste artigo? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Se preferir, entre em contato e receba um diagnóstico gratuito de como podemos reduzir seus custos e aumentar sua eficiência. Ficaremos felizes em ajudá-lo!

S1 Info Tecnologia e Serviços

Especialistas em sistema de gestão a micro e pequenos negócios.

Representante autorizado de softwares de gestão e ERPs da linha TOTVS para Micro e Pequenos Negócios (MPN).
Produtos Série1 | Fly01 e Bemacash para micro e pequenas empresas.

Parceiro de negócios das linhas Hiper em Belo Horizonte/Minas Gerais.
Atendimento nacional e equipe de suporte.

info@s1info.com   | Belo Horizonte | Minas Gerais | Brasil